DICAS E SIGNIFICADO DO VESTIDO DE NOIVA
Compartilhe
A decisão mais difícil para a noiva é o vestido de casamento. Nesta ocasião, sua ideia é esbanjar beleza e ser o centro das atenções. Para isso, precisa escolher a cor ideal do vestido de casamento. Dentre as cores do vestido de noiva, o branco é o preferido, nos seus mais variados tons, como marfim, branco natural e champanhe.
Para fazer a melhor escolha, além de analisar a beleza do vestido de casamento, veja também a interpretação de sua cor, ou seja, o que ela representa. Se você acredita muito ou pouco em superstição, nada como entender o significado de cada cor do vestido de noiva para simplificar a sua decisão final.
A cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XIX, no casamento da rainha Vitória, antes disso, não havia cor específica para a cerimônia. O branco simboliza a castidade e a pureza. Significa, em árabe, "o que separa duas coisas"
VARIAÇÕES DO BRANCO PARA O VESTIDO DE CASAMENTO
BRANCO PUROCor tradicional, pura e a preferida das noivas! É um branco profundo e com brilho. Esta cor fica linda em contraste com a pele morena e lembra a cor da neve. Já as mulheres com um tom de pele muito clara, correm o risco de ficarem desbotadas.
OFF-WHITE
A tendência do momento, como um branco puro apagado. A cor não é exatamente branca, mas também não chega a ser champanhe ou rosé. Também chamado de perolado é um tom natural e mais quente que combina com peles morenas e bronzeadas.
MARFIM / IVORY
Alguns vestidos marfim têm tom amarelado quase como uma casca de ovo.
CHAMPAGNE
O champanhe é como um ouro rosado. A cor champanhe é uma ótima opção para as mulheres de pele morena clara com tons amarelados, pois esse realçará a cor de sua pele.
O champanhe é como um ouro rosado. A cor champanhe é uma ótima opção para as mulheres de pele morena clara com tons amarelados, pois esse realçará a cor de sua pele.
DETALHES QUE INTERFEREM NA COR DO VESTIDO DE CASAMENTO
MATERIAL
Materiais reflexivos como o cetim são mais dinâmicos; seu brilho acentua os tons legais na neve e tons quentes em marfim, creme e champanhe encantam o vestido de casmaento.
ILUMINAÇÃO
As cores do vestido de casamento respondem a todo tipo de iluminação, como na luz solar, na luz interior, na luz das velas, podendo mudar totalmente a cor do modelo, por isso avalie bem analisando o local do seu casamento.
FORRO
O forro dá uma dimensionalidade única para um vestido de casamento. Se for da mesma tonalidade que o restante do vestido dá riqueza. Um forro mais escuro irá aprofundar a cor da saia de tule branco e adicionar contraste a sobreposição de renda branca.
VÉU
Um véu pode realmente iluminar um olhar! Opte por um que seja da mesma cor ou mais leve do que a do vestido de casamento. Se você está a procura do seu vestido de noiva perfeito, minha dica é ir nas lojas de noiva e experimentar. Só assim você saberá que cor realmente ficará bem em você. E leve uma pessoa de confiança para opinar! Nada como as mães nessa hora não é mesmo?
TIPOS DE CASAMENTO E SEUS VESTIDOS
Casamento no civil, na Igreja, na praia... O look noiva varia (e muito!) de acordo com o tipo de casamento. A estilista Carol Hungria indica as opções mais adequadas para cada ocasião (Site da Revista Marie Claire)
CASAMENTO CIVIL
Para os intimos na igreja antes da data "oficial", casamentos civis, quando a noiva vai ao cartório e depois faz algo mais íntimo em casa ou um almoço ou jantar, se indica um vestido de casamento curto. “A ocasião não pede suntuosidade, mas sim algo mais prático, que dê conforto e que a deixe a noiva mais parecida com as convidadas, que certamente vão optar por um vestido curto ou uma calça pantalona”. Apesar disso, Carol diz que esse vestido não precisa ser tão simples. “Pode ser de renda, com manga comprida, dá para ter uma saia mais aberta toda de tule. Este tipo de casamento permite que a noiva brinque um pouco mais. Ela pode, por exemplo, optar por um sapato colorido ao invés de branco ou off white. Prata ou nude também são boas opções.
CASAMENTO NA IGREJA E FESTA BLACK TIE
Esse tipo de cerimônia pede um vestido de casamento com brilho, porque a maioria das convidadas vão estar superproduzidas, e a noiva não pode estar menos que elas. Sobre o modelo, se sugere um que atraia atenção: "Pode ser um vestido mais rodado, mas para as noivas que não se sentem bem, não precisa ser um tipo princesa, muito grande, e sim uma saia em evasê com volume." Caso a noiva prefira um semi-sereia ou algo mais ajustado, que são modelos mais discretos, ela pode usar algum recurso para valorizá-lo, como uma renda mais bordada, uma sobre cauda removível ou até uma saia removível mais volumosa para ela vestir na Igreja e depois tirar na festa e usar o vestido no modelo semi-sereia. A manga longa de renda também é uma boa opção para valorizar o vestido. Carol diz que os tipos de renda indicados para esse casamento são os mais encorpadas, que aparecem mais e valorizam muito o vestido. Para os tecidos, as regras são as mesmas. Cetim duchese, zibeline, tafetá e gazar são algumas indicações da estilista. Para a entrada na Igreja, as noivas podem usar uma mantilha. "É um véu trabalhado com uma renda igual ou parecida com a usada no vestido ou uma renda que faça uma composição bonita. Dá para fazer um barrado em volta do tule ou um medalhão mais centralizado." Para completar, aposte num enfeite de cabelo chamativo, como uma tiara ou coroa com brilho.
CASAMENTO NA PRAIA
Um modelo bem fluido e esvoaçante, feito de um tecido mais mole, como a mousseline de seda ou o crepe de seda, é ideal para um vestido de casamento na praia. "Para o dia, a renda também faz um efeito bem bonito, principalmente se for uma com aspecto um pouco mais rústico, como a guipure ou até um tule bordado." Para um casamento de dia, o vestido não precisa de brilho, mas se a noiva fizer questão do bordado, sugere salpicar algumas pérolas para dar uma iluminada, mas sem deixar o vestido tão brilhoso. Já para um casamento no fim da tarde que continua à noite, o brilho é bem-vindo. "É bacana misturar cristal e pérola no bordado, porque enquanto ainda é dia a pérola dá uma textura maravilhosa e o cristal não aparece tanto. Já à noite a pérola continua com o mesmo efeito e o cristal aparece." O decote tanto na frente como atrás, claro, tem tudo a ver com a ocasião. Já as mangas não são uma boa ideia para a praia. "No máximo pode-se usar alguns fios de pérola caindo pelo braço, ou uma manga curtinha tipo casquinha, mas não 3/4 ou comprida." Sobre o véu, tanto de dia quanto de tarde, dá para usar um mais liso de tule francês ou uma mantilha bem delicada com o comprimento passando um pouco da cauda. No cabelo, flores de tecido ou naturais ou um broche lateral caem muito bem. O sapato, seja qual for o horário, deve ter um salto mais grosso para ficar mais confortável para a esteira ou a areia.
Com isso vemos o leque gigante que existe de opções para poder escolher o vestido de casamento ideal para o seu grande dia, leve em conta todos os pontos antes de fazer esssa escolha, local, horario, epoca do ano porque a parti disso você vai conseguir ir no caminho certo quanto ao estilo, cor e material. Mas uma coisa eu afirmo, pesquisar é a base para tudo e com isso procurar um especialista para poder te ajudar criar o seu tão sonhado vestido de casamento.
=)
Fico na esperando seu contato!
Carlos Vieira
[email protected]
+55 81 98888-1240
=)
Fico na esperando seu contato!
Carlos Vieira
[email protected]
+55 81 98888-1240